Esse na foto acima, é um dos mais importantes Bulldogs da história, modelo do padrão da raça desde muitos anos atrás e responsável pela genética que temos atualmente na grande maioria dos Bulldogs campeões no mundo ! Ele ainda é tido como um dos mais bonitos e perfeitos da raça, sua imagem é até hoje usada por nós em palestras e ensinamentos sobre Bulldogs !                

 

 

                                                                    Curiosidades sobre a Raça.

                                                                     Origem e história da raça
 

 Com sua aparência tão característica, o Bulldog tem uma história igualmente única. A origem do Bulldog

Inglês vem do cruel esporte Bull-Baiting (lutas com touros), que se originou na Inglaterra do século 13. O objetivo do cachorro era atacar e enfurecer o touro agarrando o animal, normalmente pelo nariz. Isso era considerado não apenas entretenimento, mas também se acreditava que a carne do touro ficava mais saborosa se ele fosse provocado antes de abatido. Alguns Bulldogs eram usados também para “Bearbaiting” (lutas com ursos), como puro entretenimento. Os donos dos Bulldogs davam muita importância para a ferocidade de seus cães e, especialmente, para sua resistência à dor. Existem histórias horripilantes de treinadores que testavam a resistência dos cães prendendo os animais nos touros, que já tinham sido torturados pelo treinador. Em 1835, a luta com touros foi considerada ilegal e começou uma nova fase para os Bulldog. Foram feitos alguns esforços para que os cães lutassem entre eles, mas esse realmente não era o forte do Bulldog Inglês. Sendo agora um cachorro sem causa, a popularidade da raça despencou. Na verdade, a raça teria sido extinta se não ganhasse tantos admiradores que salvaram os Bulldogs por meio da seleção de baixa ferocidade e destacando seus traços físicos. A experiência deu tão certo que o Bulldog se tornou um cão extremamente amável, com uma personalidade totalmente diferente do que sua aparência sugere. Sua personalidade dura e resistente fez dele um símbolo nacional na Inglaterra. Sua personalidade amável e engraçada contradiz sua aparência, e o Bulldog é um animal de estimação muito popular.  
                                                               

                                                                   Temperamento do Bulldog Inglês
 
Apesar da aparência, o Bulldog é jovial, cômico e amável, e é um dos cães mais amáveis. Ele quer agradar, apesar de ser teimoso. O Bulldog Inglês se dá muito bem com crianças. São moderadamente simpáticos com estranhos. A raça se dá bem com outros animais domésticos.

 

                                                                           Que é o Standard?

O Standard (Padrão) de uma raça, é uma descrição detalhada das características físicas e da constituição do temperamento que os cães desta raça devem apresentar.
Como os seres humanos tem personalidades diferentes e não comungam suas convicções homogeneamente, e, como sabemos que cada pessoa tem dentro de sua própria cabeça uma concepção individual do que seria o cão ideal; caso fosse facultado às pessoas o livre arbítrio para reproduzir os cães como bem entendessem, seguindo sua concepção individual, por certo a tendência seria gerar cães que atendessem às exigências do gosto pessoal. Os cães originados destas reproduções apresentariam particularidades que, no decorrer de um determinado tempo, resultaria em diversas alterações estéticas de forma evolutivas e acentuadas. Isto seria o surgimento de tipos distintos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conduzir uma criação de cães sem seguir os parâmetros determinados pela disciplina do Standard, ocasiona o surgimento dos hiper tipos e dos sub tipos, cães afetados por alterações tais, que, em conseqüência, apresentam diferenças individuais no que se refere ao peso, a altura, ao temperamento e aos detalhes que compõem a sua original configuração. O Standard foi concebido para descrever, com detalhes, como é constituído o exemplar ideal na raça. O Standard existe para orientar, não só ao público que deseja aprender sobre a raça, mas, sobretudo, oferecer aos juizes condições de se sair bem num julgamento e orientar ao criador oferecendo os elementos necessários para que ele possa guiar a sua criação, balizada pelos indicadores contidos nesta padronização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                         O Bulldog Inglês na Familia

      Adequa-se á :

  • Famílias com crianças, Apartamentos P M G; 

  • Famílias com gostos e sonhos especiais;

  • Pessoas idosas, aposentadas;

  • Pessoas que aceitam as personalidades do seu animal;

  • Pessoas pacientes.

 

     Não é adequado:
 

  • Desportistas que gostam que o cão os acompanhe em exercícios de corridas de longa duração;

  • Pessoas que querem um cão extremamente obediente, se bem que existem Bulldogs para agility;

  • Pessoas que querem ter um cão essencialmente para guarda;

  • Pessoas que querem ter um cão com potencial agressivo para protecção;

  • Principiantes que não estudem muito bem a raça antes de os adquirir. OBS: Bulldogs são cães calorentos preferem o inverno ao verão, adoram ar condicionado, inclusive no carro ! Evitem viagens longas de carro, se não puderem parar para beber água e descansar uns 5 minutos, e sempre com o ar do carro ligado ! 

 

    O Bulldog Inglês na Familia

    O Bulldog Inglês é um animal de estatura pequena, com um peso que varia nos machos, entre os 24 e 27 Kg e, nas fêmeas, entre os 20 a 23 Kg.

    A pelagem, curta e macia, necessita apenas de uma escovação minima de duas vezes por semana e as suas cores variam entre o branco, o fulvo-claro, vermelho ou castanho escuro, tigrados e diferentes tipos de malhados. 

 Não existe Bulldog Mini, Exótico e muito menos Raros ! Podendo ser fruto de um cruzamento ruim, e de deficiência genética, são totalmente indesejados ao padrão da raça nas Cores Preto, Preto Tricolor, Cor de Figado, os Merles " Parecidos com Pastor Australiano ou Border Colie "  E os de Olhos Claros ! Propensos a doenças e anomalias genéticas, assim com não são aceitos em pistas de exposições, sendo desqualificados de cara ! 

    É dotado de um crânio grande, largo, com uma testa ligeiramente achatada e olhos redondos, de inserção baixa. A possibilidade de contrair infecções nos olhos e na boca, exige algum cuidado e atenção com a higiene destas zonas. A pele da cabeça é fina e macia, formando pequenas rugas, que no pescoço formam duas barbelas. As orelhas, pequenas e finas, são de inserção alta na cabeça.

    A região facial é uma característica mais distintivas desta classe de cães: possui um focinho saliente, com um nariz expressivo e umas bochechas arredondadas e salientes. Os maxilares são largos devido aos dentes fortes e grandes. É aconselhável que, após o banho, se seque com cuidado as dobras faciais e o restante do corpo. Pode vir a ser necessária a aplicação de cremes nas pregas de pele sujeitas a maior fricção.

    O tronco é compacto, curto, tal como os membros inferiores e superiores, cuja musculatura é bem desenvolvida e rígida.

  

 

             "UMA VIDA NUNCA SERÁ PLENA SE NÃO SE TEVE UM BULLDOG"               

 

Copyright © 2013 By Wet Bulldogs. all rights reserved     

since - 2006

Informações : 55.11 4307-6990  -  55.11 9.8648-2469.